Quanto tempo deve durar sua sessão de RPG de mesa?
A maioria dos jogos de RPG não é criado para dar suporte a aventuras sequenciais ou one-shots, mas longas campanhas. Mas o que exatamente são aventuras sequenciais ou campanhas curtas? O que são one-shots? E, afinal, o que define uma campanha de RPG de mesa?
ONE-SHOT
O significado desse termo pode variar dependendo do grupo de jogadores. Já ouvi a expressão "aventura curta", por exemplo. Aventuras narradas em eventos de RPG ou de cultura pop geralmente são one-shots, pois precisam ser concluídas antes do término do evento. Em resumo, trata-se de uma aventura com um objetivo claro, frequentemente ambientada em um local delimitado, com um único mistério ou problema a ser resolvido. Essas aventuras nem sempre utilizam o mesmo sistema ou sequer o mesmo mestre/narrador.
Por ser uma aventura que não se propõe a ter continuidade, muitos jogadores não apreciam jogar one-shots. Às vezes, o jogador pode gostar tanto do cenário e do personagem que criou que sente a necessidade de continuar a jogar, e as one-shots não são concebidas para isso.
Particularmente, sou um grande fã de one-shots. Elas me permitem jogar e narrar sem a preocupação de organizar a sessão seguinte. Devido a diversas obrigações e pouco tempo disponível, iniciar uma campanha pode gerar mais ansiedade do que prazer. Marcar um dia e horário em que todos estejam novamente disponíveis é um processo que detesto.
AVENTURAS SEQUENCIAIS ou CAMPANHAS CURTAS
Em algumas ocasiões, os jogadores utilizam os mesmos personagens de uma one-shot em outras aventuras. Essas aventuras compartilham o mesmo sistema, o mesmo mestre/narrador e o mesmo cenário de fundo.
São várias aventuras curtas que se iniciam e terminam na mesma sessão, com um roteiro coeso, mas que não necessariamente gerarão consequências em aventuras futuras. Aventuras curtas podem ou não ter uma trama maior acontecendo em segundo plano; essa é uma excelente maneira de transformar suas aventuras sequenciais em uma campanha.
Diferentemente das one-shots, as aventuras sequenciais exigem que todos se programem para jogar várias vezes durante o mês ou o ano. Por outro lado, ao contrário de uma campanha, são muito mais flexíveis e podem ser finalizadas a qualquer momento.
CAMPANHAS
Na minha longa experiência como jogador e mestre/narrador de RPG, raramente cheguei ao fim de uma campanha. Não é incomum, em uma mesma campanha, jogar com mais de um personagem, pois a morte de um ou dois personagens não significa o fim da história. Se o seu personagem morreu durante o colapso de uma mina causado pela bola de fogo inconsequente do mago do grupo, na sessão seguinte seu novo personagem (muitas vezes um irmão gêmeo ou parente próximo do falecido) se unirá ao grupo, e a vida segue.
Em uma campanha, os jogadores normalmente percebem as consequências das decisões de seus personagens. As aventuras começam a escalar e, em algum momento, aqueles aventureiros que foram enviados para acabar com uma praga de coelhos em uma plantação de cenouras enfrentarão algum deus sinistro da quarta dimensão.
ESCOLHA COM CUIDADO
Essas três maneiras de jogar são muito diferentes, tanto para os jogadores quanto para o mestre/narrador. Minha preferência é por one-shots; contudo, algumas boas histórias só podem ser contadas quando lhes damos tempo para amadurecer.
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