The Last of Us: Do Videogame à Mesa de RPG - Uma Jornada Pela Sobrevivência (Parte 1)

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Lançado originalmente em 2013 pela Naughty Dog exclusivamente para PlayStation 3, o aclamado jogo "The Last of Us" rapidamente se estabeleceu como um marco na narrativa dos videogames. Sua história, ambientada em um futuro pós-apocalíptico devastado por uma infecção fúngica que transforma humanos em criaturas agressivas, conquistou jogadores ao redor do mundo.

A recente adaptação para a série da HBO reacendeu o interesse por este universo e, consequentemente, para os entusiastas de RPG de mesa, iniciou uma busca por meios de como levar essa experiência para a mesa de jogo.

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No coração de "The Last of Us" reside a narrativa focada na relação entre Joel, um contrabandista endurecido pela perda, e Ellie, uma jovem que pode ser a chave para a cura da pandemia. A jornada dos dois através de paisagens desoladas, cidades em ruínas e comunidades fragmentadas é marcada por perdas, sacrifícios e a constante luta pela sobrevivência. A profundidade emocional dos personagens e a exploração de temas como afeto, perda e moralidade em um mundo selvagem e terrível são elementos centrais que tornam a história muito impactante.

A ambientação do jogo é um personagem por si só. Cidades outrora cheias de vida agora são apenas escombros tomados pela natureza e habitados por infectados em diferentes estágios da doença, cada um representando uma ameaça mais assustadora. Dos corredores aos temíveis Clickers, cegos, mas com uma audição apurada, e os brutais Baiacus, a variedade de inimigos mantém a tensão constante.

Além dos infectados, os sobreviventes também representam um perigo significativo, com facções como ladrões, canibais e a opressora FEDRA (Agência Federal de Resposta a Desastres) adicionando camadas de dilemas morais à narrativa. A escassez de recursos, a necessidade constante de procurar suprimentos em um ambiente imprevisível tornam palpáveis a tensão e o desespero.

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ADAPTAÇÕES

A possibilidade de vivenciar histórias de sobrevivência, tomando decisões difíceis e lidar com as consequências, é exatamente o que muitos jogadores de RPG procuram em um jogo. A chave para uma adaptação bem-sucedida está em capturar a atmosfera opressora, a brutalidade do mundo e a humanidade que ainda resiste em meio ao caos.

Existem alguns sistemas que podem ser explorados para capturar diferentes aspectos da experiência:
  • Savage Worlds: Uma opção interessante, inclusive com um suplemento gratuito dedicado a "The Last of Us". A ênfase do sistema em ação rápida e narrativa cinematográfica pode se adequar bem ao ritmo dos jogos e da série.
  • Apocalypse World: Este RPG pós-apocalíptico é focado em comunidades de sobreviventes e nas dinâmicas de poder em um mundo devastado. Sua mecânica baseada em Movimentos e suas ferramentas para criar narrativas ramificadas podem ser ideais para campanhas centradas em grupos de sobreviventes lutando por território e recursos.
  • Fate Core: Com sua abordagem narrativa e foco na criação colaborativa da história, Fate pode permitir que os jogadores explorem profundamente os dilemas morais e os relacionamentos entre os personagens em um cenário de "The Last of Us". O sistema de Aspectos pode ser usado para definir as características dos infectados, as peculiaridades do ambiente e os laços entre os personagens.
  • GURPS (Generic Universal RolePlaying System): Sua flexibilidade e realismo podem atrair jogadores que buscam uma simulação mais detalhada do mundo de "The Last Of Us", incluindo regras para doenças, ferimentos e a escassez de recursos. Módulos específicos de terror e pós-apocalipse para GURPS, como o "After the End", podem ser ferramentas valiosas.
  • Call of Cthulhu: Embora tradicionalmente focado no horror cósmico, a ênfase de Call of Cthulhu na investigação, na sanidade frágil e no horror visceral pode ser adaptada para capturar a sensação de vulnerabilidade e terror dos encontros com os infectados em "The Last Of Us".
  • The Last Caravan: Esse RPG, inspirado na ideia de XCOM 2, de um mundo arrasado por alienígenas, possui traços de "The Last Of Us". Ele apresenta uma jornada em um mundo com aspectos reconhecíveis do que foi alterado para sempre. Em vez de uma mutação fúngica, o evento no jogo é chamado de Guerra dos Dois Meses. A maioria dos eventos importantes de "The Last Caravan" aconteceu nos últimos 12 meses, o que torna o sistema uma ferramenta excelente para adaptar os acontecimentos logo após a infestação fúngica.
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Seja qual for o sistema escolhido, a rica narrativa e o cenário envolvente de "The Last of Us" oferecem um potencial enorme para criar experiências de RPG memoráveis.

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