The Last of Us: Do Videogame à Mesa de RPG - (Parte 2)

dungeons-and-dragons-the-last-of-us

Muita gente tem acompanhado a nova série da HBO baseada no jogo "The Last of Us". Se você é uma dessas pessoas, independentemente de ter jogado ou não, provavelmente está envolvido nas aventuras de Ellie pelo Estados Unidos pós-apocalíptico, infestado por fungos. Uma jornada violenta, emocionante e, às vezes, perturbadora, cheia de personagens mais reais do que um elenco típico de filmes de zumbis.

Eles fazem as escolhas que alguns de nós faríamos... mesmo que não sejam as escolhas certas. E em nenhum lugar isso acontece com tanta frequência quanto na mesa de jogo. Afinal, a caquita está sempre à espreita, esperando a oportunidade de acontecer.

Apresentei alguns sistemas onde o mundo de "The Last of Us" seria facilmente transposto aqui! Apesar das diversas boas opções, é inegável que Dungeons & Dragons, principalmente a 5ª edição, é o RPG mais conhecido da atualidade e, os jogadores mais habituados a ele, podem não querer ter que aprender um novo sistema, para jogar nesse mundo.

Então, seguem abaixo duas fichas que você pode usar para jogar The Last of US com D&D5e e que também pode usar de parâmetro para adaptar outras criaturas e personagens.

ellie-the-last-of-us-dungeons-and-dragons

Ellie

Ellie Williams, Humana Caótica e Boa

Ranger Outlander Nível 1

Classe de Armadura: 14 [Jaqueta (Armadura de Couro)]

Pontos de Vida: 8

Movimento: 9 metros (6 quadrados)

Atributos: FOR 11, DES 16, CON 15, INT 14, SAB 12, CAR 9

Percepção Passiva: 11

Inimigo Favorito: Mortos-vivos

Habilidades: Explorador Natural

Adaga: Ataque corpo-a-corpo +5, alcance 1,5m. Dano 5 (1d4+3) cortante

Pistola: Ataque à distância +5, alcance 9/30m. Dano 7 (1d8+3) perfurante

Equipamento: Jaqueta, Kit de exploração, Carne enlatada, Walkie talkie, Caderno de trocadilhos.


Ellie é um personagem um pouco difícil de ter por perto. Quando a conhecemos, na primeira temporada, ela não está muito preparada para a vida nesse mundo pós-apocalíptico. Contudo ela obtém essas habilidades muito rapidamente, apesar de Joel sempre ter reservas sobre dar sequer uma arma a ela. No início, ela mal é um personagem de 1º nível.

Sua classe é Ranger, por causa dos seus instintos de sobrevivência e interesse em armas de longo alcance. Infelizmente, no início ela irá mais atrapalhar do que ajudar, mas ela está aprendendo. 

Ellie e o grupo que a acompanha precisam de algo contra quem lutar, então aqui está o...

clicker-the-last-of-us-dungeons-and-dragons

Clicker

Planta média, neutro e mal

Classe de Armadura: 13

Pontos de Vida: 50 (6d8+25)

Movimento: 9 metros (6 quadrados)

Atributos: FOR 14, DES 16, CON 16, INT 3, SAB 10, CAR 5

Imunidades: Veneno

Percepção passiva: 10

Resistência fúngica: Se um dano irá reduzir o Clicker a 0 pontos de vida ou menos, ele pode fazer um teste de constituição DC 5 + o dano sofrido, a não ser que o dano seja de um Acerto Crítico. Caso tenha sucesso, ao invés de 0 ou menos, o Clicker fica com 1 Ponto de Vida.

Micélio: Quando um Clicker sofre dano, todos os outros Clickers a até 50 metros são capazes de perceber o ataque.

Garras: Ataque corpo-a-corpo +5, alcance 1,5m. Dano 8 (3d4+1) cortante.

Mordida: Ataque corpo-a-corpo +6, alcance 1,5m. Dano 10 (2d6+3) perfurante. Depois de causar dano com a Mordida o alvo começa a sofrer 1d6 de dano contínuo por rodada. A vítima que morrer por causa desse dano contínuo, transforma-se em um Clicker. Tratamentos médicos mundanos não são capazes de parar o dano contínuo.


Diferente do mundo de "The Last of Us", D&D normalmente se passa em mundos fantásticos, onde magias são comuns, então a transformação em Clicker pode ser revertida através de magias como Restauração Menor ou Restauração Maior. Ou seja, a menos que você esteja mestrando uma aventura de horror, onde magias são raras ou inexistentes, os Clickers não irão causar muito medo.

Gostou dessa adaptação de "The Last of Us" para D&D? Que filme, série, jogo ou quadrinhos devo trazer da próxima vez? Deixe nos comentários!

Comentários

  1. Acho que se o clicker tivesse um buff percepção passiva sonora, seria interessante e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma excelente ideia. Talvez um bônus de +5 ou até mesmo uma jogada com vantagem, possam emular bem a capacidade dos Clickers de perceber o som. Obrigado pelo comentário.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Sistema Powered by the Apocalypse

The Last of Us: Do Videogame à Mesa de RPG - Uma Jornada Pela Sobrevivência (Parte 1)